Pages

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Minha Cirurgia

Boa tarde, meu povo! Como andam as coisas?

Meu povo, passei uns maus bocados por aqui. Dia 17, estava eu td faceira na lojinha qdo de repente senti uma dor enorme...botei a mão na barriga e fiquei me perguntando o que seria aquela dor enorme?! Por Deus, fechei a loja, entrei no carro, e em meio a dor resolvi ligar para minha irmã Kika para falar o q tava acontecendo. Bem, muitos detalhes, muitas dores, resultado de td....CIRURGIA! Quase morri qdo ouvi essa palavra, afff... Pense numa palavrinha que me mete medo? Enfim, após 3 ultrasom de vagina, muito sofrimento pq não aguentava nem que tocassem na minha barriga, imagina na minha perseguida, o médico diagnosticou, Cisto rôto! Entrei no hospital às 12h e fui operada às 15h. Qdo acordei parecia  um sonho, sai de casa boa e agora tava operada....Gente, que sensação horrorosa! Mas, graças à Deus, deu td certo. A cirurgia foi um sucesso, fui muito bem assistenciada, e após 4 longos e intermináveis dias tive alta. 
Antes de falar como estou agora, queria compartilhar as sensações. Qdo entrei na sala de cirurgia só pensava nas pessoas que eu amava, e principalmente no meu marido, quanto eu desejei ter um celular nas mãos naquela hora pra dizer o quanto o amava...e lá tb fiz a promessa de q se eu saísse boa eu pararia de fumar...tou cumprindo, já tem 12 dias sem fumar!

LEMBRETE: AO ACORDAR, AGRADEÇA À DEUS PELA SUA VIDA E FALE PROS SEUS ENTES E AMIGOS O QUANTO VC OS AMA.  SÓ PRECISAMOS ESTAR VIVOS PARA MORRERMOS, DEPOIS PODE SER TARDE DEMAIS!

 Então é isso, depois de muito choro, pq chorei demais, depois de muita dor, pq doeu muito, e agora um repouso de 30 dias sem fazer nenhum esforço e uma temporada de pelo menos 20 dias na casa de mamy's, estou viva e nova da silva! Louca pra fazer artes, mudar minha casa...
Sim, antes que eu esqueça, mulheres do meu Brasil Varonil, façam ultrasom vaginal, se tiverem cisto perguntem ao médico se é preciso operar, não desejo pra ninguém o que passei, ok?
E mais uma coisinha, além do cisto eu tb tenho endometriose. Vou colocar as definições abaixo para quem quiser saber mais sobre esses nossos probleminhas de mulheres.

Cisto no ovário:
Se o cisto estiver íntegro e seu maior diâmetro for menor do que 6 cm, pode ser tentado tratamento clínico. Só o ginecologista saberá como fazê-lo.
Se o cisto for maior, mas não rôto, se estiver íntegro, o tratamento é cirúrgico. Cirurgia com hora marcada.
Se o cisto for rôto, se se romper para a cavidade abdominal. Se seu sangue for para a cavidade abdominal, o tratamento também é cirúrgico, só que neste caso é CIRÚRGICO DE URGÊNCIA.  


O que é Endometriose?

Endometriose é uma condição na qual o tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo, causando dor, sangramento irregular e possível infertilidade.
Essa formação de tecido (implante) normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, os implantes também podem ocorrer em outras partes do corpo.

Causas

Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa.
Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose. Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero que são liberadas durante a menstruação, as células fora do útero permanecem no lugar. Elas, às vezes, sangram um pouco, mas se curam e são estimuladas novamente durante o ciclo seguinte.
Esse processo contínuo provoca os sintomas da endometriose (dor) e pode causar cicatrizes (aderências) nas trompas, ovários e estruturas ao redor na pélvis.
A causa da endometriose é desconhecida, mas existem diversas teorias. Uma delas afirma que as células endometriais liberadas durante a menstruação podem "voltar para cima" através das trompas de Falópio para dentro da pélvis. Elas, então, são implantadas e crescem na cavidade pélvica ou abdominal. Isso é chamado de menstruação retrógrada. Ela ocorre em muitas mulheres, mas pode haver algo diferente no sistema imunológico das mulheres que desenvolvem a endometriose em comparação ao sistema imunológico das que não apresentam a doença.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ser passada para as gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa quando a menstruação regular inicia.
Uma mulher cuja mãe ou irmã tem endometriose apresenta seis vezes mais probabilidade de desenvolver endometriose do que as mulheres em geral. Outros possíveis fatores de risco:
  • Começar a menstruar muito cedo
  • Nunca ter tido filhos
  • Ciclos menstruais frequentes
  • Menstruações que duram sete dias ou mais
  • Problemas como hímen não perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação

Exames

Testes que são realizados para diagnosticar a endometriose:
  • Exame pélvico
  • Ultrassom transvaginal
  • Laparoscopia pélvica.

Espero que todas leiam e se informem sobre essas doenças!



Xêro,
Lú Galindo

19 comentários:

  1. OI AMIGA!QUE SUSTO!OBRIGADA POR COMPARTILHAR DESTE SEU PROBLEMA, ASSIM A GENTE PRESTA MAIS ATENÇÃO AOS SINAIS QUE O CORPO DÁ.SEM ESPERARMOS, ACONTECEM COISAS QUE AGENTE NEM IMAGINA. QUE BOM QUE VC ESTÁ BEM CUIDE-SE QUERIDA!BJS,BJS,BJS!SE EU MORASSE AÍ, ESTARIA AO SEU LADO, TENHA CERTEZA!

    ResponderExcluir
  2. Menina, estou pasma, de repente vc está bem e num momento precisa de cirurgia. Nós mulheres, estamos suscetíveis a muitos transtornos e nosso corpo nos surpreende de maneira assustadora. Desejo sua pronta recuperação e sei que agora vc está atenta a qualquer sintoma que por acaso se apresentar. bjss e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Lú queridaaaaaaa, que bom que estás bem agora, fiquei desesperada enquanto lia seu post.
    Que bom que deu tudo certo, minha amiga!
    Te amo, fique bem!!!
    Beijossssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi, desejo que vc se recupere plenamente. Ainda bem que tudo tem seu lado bom né!?o seu é que vai parar de fumar .Muita saúde para vc passar momentos felizes com os seus amados .bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga, ainda bem que no fim deu tudo certo. Imagino o susto.
    Mas Deus é pai. Só posso desejar muita saúde e melhoras pra ti.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Graças a
    Deus. Correu tudo bem , agora e repouso, cirurgia sempre da medo, fiz uma agora de veias e varizes, dia 21 , planejada , imagino quando vem de surpresa, da medo e muita coisa passa na cabeça, nunca tinha passado pela experiencia da anestesia, fiz a raqui , e muito estranho, agora vem o repouso e temos que ter paciência, abraços.

    ResponderExcluir
  7. menina ,que susto heim!!!Mas graças a Deus deu tudo certo!!!Melhoras pra vc e muita saúde!!!BJKS!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola amiga que historia hein? mas fico feliz que deu tudo certo e o final foi bem feliz beijooo

    ResponderExcluir
  9. QUE BOM QUE VOLTOU E BEM, AS VEZES TEMOS QUE PASSAR POR ALGUNS MALES PRA DARMOS VALOR A PEQUENAS COISA QUE PASSAM DESPERCEBIDAS, BJS E SE CUIDE

    ResponderExcluir
  10. Olá Flor, tudo bem?
    Graças a Deus você está bem e se recuperando....
    Anos atrás fiz uma cirurgia parecida com a sua e eu tinha somente 17 anos e ano passado eu fiz uma curetagem, porque eu tinha endometriose, mas fiquei ótima,graças a Deus.
    Tenho 3 filhas de cesarina e em cada cesariana que fiz, retirei as aderências do intestino e bexiga, mas hoje poço falar que passei maus momentos, mas superei, então entendo bem seu momento que é bastante delicado e se cuida, se ame, porque eu desde novinha tive esses problemas e não tinha as informações que tem hoje.

    BJS!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. que mau bocado que passou. Mas o importante é que tudo está bem agor e está juntinho de quem ama. Devemos agradecer sim... por tudo na nossa vida. obrigado por partilhar a sua experiencia

    beijinhos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  12. Maninha do céu, aconteceu tudo isso????
    Ainda que já passou e está tudo bem, imagino como deve ter sido.
    Esses dias tive que fazer uma endoscopia e tive que ser sedada também fiquei com muito medo de não acordar da anestesia, como é ruim ficar doente.
    Agora vou torcer para vc ficar 100% tá?

    Um beijo bem grandão e fica com Deus

    PS: Que bom que vai parar de fumar, pensa no futuro que vc só vai sentir as consequências depois.

    ResponderExcluir
  13. Q susto...fico super feliz por vc está bem se cuida,daqui a pouco vc vai está 100% e voltar a nos presentear com as coisas lindas q vc faz...melhoras
    Bjjjjjsss!!!

    ResponderExcluir
  14. Ei menina, que susto foi esse. Imagino a dor imagino seu sofrimento. Graças a DEUS vc está bem e pode reverter ainda mais melhorias pra you. Deus é maravilhoso, um beijo grande, Lila

    ResponderExcluir
  15. Querida,
    Espero que se recupere o quanto antes. Realmente esses exames são muito importantes.
    Sempre há algo bom em tudo que acontece, no seu caso apesar do susto, o bom foi vc ter parado de fumar, parabéns, não desiste não.
    Beijo grande e boa semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  16. Poxa... GRAÇAS A DEUS JÁ ESTÁ BEM...
    EU TENHO HÁBITO DE AGRADECER PELO MILAGRE DE TODAS AS MANHAS...PQ AMANHECER VIVA E COM SAÚDE É UM MILAGRE DIARIO...
    APESAR DE ESTAR SUMIDA DAQUI DO BLOG..ENTREI HOJE E ASSIM QUE LI ASSUSTEI...
    QUE DEUS TE CUBRA DE BENÇÃOS E SAÚDE... E PARABÉNS POR TER PARADO DE FUMAR... VAI NESSA - FORÇA.... BEIJOSSS FICA COM DEUS..

    ResponderExcluir
  17. Lú!!!!!!
    Fiquei sabendo agora que resolvi fuçar os blogs queridos. Cada coisa que acontece!!!! Mas, graças a Deus você já está bem, minha querida!!! Que Deus te abençoe sempre!!! Olha, faz 9 dias hoje que fiz cirurgia de varizes, não é lá essas coisas não, viu? A recuperação é um pouco dolorosa.
    Mil beijos para você.

    ResponderExcluir
  18. Lú,

    eu nunca tinha ouvido falar em cisto rôto. foi bom teres nos alertado, dando todas estas informações.
    como jáse passou algum tempo, acho que já estás bem, assim espero!

    ainda sem fumar?!\o/

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Só agora vi pelo o que você passou..
    Você é guerreira hein?
    Ainda bem que já está boa e fazendo suas lindas arteirices!!
    bjus

    ResponderExcluir

Vou amar seu recadinho.
Obrigada por me ajudar a construir esse espaço!