Pages

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Matryoshka e Cupcakes

Quem gosta de fofurices adora os Cupcakes e as Matryoshkas...não sei vcs, mas eu não sabia a origem deles e resolvi pesquisar.


Origem dos Cupcakes:


 “De onde os Cupcakes vieram?” “Qual a origem do nome?” “Quais são as receitas clássicas?”

Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5.
O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, 1828.
The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America" explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita do bolo é medida em cups (xícaras) e assada nelas. Isso foi revolucionário por causa do tempo que demorava para se assar bolos e da facilidade em medir os ingredientes que originalmente eram pesados.
Então em meados de 1900 esses bolos se tornaram populares devido a sua facilidade de cozimento. A maioria das pessoas,  associam os Cupcakes com a década de 1950 e 60, embora isso seja um engano. Os Cupcakes não eram mais populares durante esse período do que são hoje.
Originalmente os sabores eram básicos, feitos para crianças. Hoje se encontram as mais diversas combinações de massas, recheios e coberturas, apresentações mais lúdicas e modernas.


Essa é a primeira receita de Cupcake.


Origem das Matryoshkas:
Uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.

O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.
A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".
Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas actuais.
Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.


Bom , agora que conhecemos um pouco mais da história desses dois fofuxos, vou mostrar algumas coisas que encontrei:


Matryoshka de feltro


MDF
Bandeja
Quadro com tecido

Almofadas
Mais bandejas
Copos
De feltro tb.
Chaveiros

Um PAP pra quem quiser fazer a Matryoshka de tecido ou feltro:















MOLDE


E pra quem quiser desenhar e pintar algum quadrinho este molde aqui.

Agora vamos aos Cupcakes:

Chaveiro 1

Chaveiro 2

Chaveiro 3

Cupcakes do blog tem pra hj gata.

Cupcakes do blog tem pra hj gata.



Peso de porta

E para as blogueiras que adoram quadrinhos como eu, algumas imagens para imprimir:










E pra quem quiser fazer um conjunto com vários quadrinhos:





Moldes para desenhar e pintar:



Molde para chaveiro

Vários modelinhos


Ficou bem grandinha essa postagem , num foi...é q me empolguei!

Bjinhos!!!

5 comentários:

  1. Lúcia realmente ficou enorme...mas graças à sua empolgação agora podemos fazer essas fofurices. Valeu por compartilhar!!! BJKS DE KARLA***

    ResponderExcluir
  2. Oi Lúcia! Obrigada por este post, queria muito uma explicação detalhada para fazer a Matrioshka!! Valeu!!
    Abç e Deus a abençõe!
    http://pintando-com-fios-e-tecidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Lúcia!!Acabei de conhecer o seu blog e estou encantada.Amei as Matrioshkas, e com molde então é divino!! (ACREDITE VOU TENTAR FAZER AGORA).
    O mundo fica mais colorido quando encontramos pessoas iguais a vc!!Visite o meu blog e se quizer siga me tbm...
    OBRIGADUUUUU E BJIM.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Muito bom o seu blog.parabéns!
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Queria muito aprender a fazer essas bonequeinhas russas, não acredito que agora encontrei, muito obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir

Vou amar seu recadinho.
Obrigada por me ajudar a construir esse espaço!